Siga o nosso instagram

13/12/2023

Demonstração da Lei dos Senos

Lei dos Senos
Lei dos Senos
Em um triângulo qualquer, há três razões que relacionam o lado oposto a um determinado ângulo com o seno desse mesmo ângulo, sendo essas três razões proporcionais. Elas são conhecidas como a Lei dos Senos.
Lei dos Senos \(\require{gensymb}\) \begin{equation} \frac{a}{\sin(\theta)} = \frac{b}{\sin(\alpha)} = \frac{c}{\sin(\beta)} \label{eq:leiDosSenos1} \end{equation}
Uma forma simples de demonstrar a Lei dos senos é a partir da fórmula da área, em função do seno de um ângulo conhecido e dos dois lados adjacentes ao mesmo, de um triângulo qualquer. Na figura abaixo, a área do triângulo \(\triangle ABC\) é igual a.
Lei dos Senos
\begin{equation} A=\frac{bc}{2}\cdot \sin(\theta) \label{eq:leiDosSenos2} \end{equation} Assim como, \begin{equation} A=\frac{ac}{2}\cdot \sin(\alpha) \label{eq:leiDosSenos3} \end{equation} Como as duas áreas são iguais, basta substituir (\ref{eq:leiDosSenos2}) em (\ref{eq:leiDosSenos3}), \begin{equation} \frac{b\cancel{c}}{\cancel{2}}\cdot \sin(\theta)=\frac{a\cancel{c}}{\cancel{2}}\cdot \sin(\alpha) \label{eq:leiDosSenos4} \end{equation} \begin{equation} \frac{b}{\sin(\alpha)}=\frac{a}{\sin(\theta)} \label{eq:leiDosSenos5} \end{equation} Igualando as áreas, tendo como referência os ângulos \(\theta\) e \(\beta\), obtemos a seguinte relação.
Lei dos Senos
\begin{equation} \frac{a}{\sin(\theta)}=\frac{c}{\sin(\beta)} \label{eq:leiDosSenos6} \end{equation} Portanto, \begin{equation} \frac{a}{\sin(\theta)} = \frac{b}{\sin(\alpha)} = \frac{c}{\sin(\beta)} \label{eq:leiDosSenos7} \end{equation}
\(\blacksquare\)


Uma outra forma de demonstrar a lei dos senos é a partir de um triângulo inscrito em uma circunferência, sendo a razão do lado oposto ao ângulo pelo seno desse mesmo ângulo proporcional a 2 vezes o raio da circunferência.
Lei dos Senos
\begin{equation} \frac{a}{\sin(\theta)} = \frac{b}{\sin(\alpha)} = \frac{c}{\sin(\beta)} = 2r \label{eq:leiDosSenos8} \end{equation} Desloca-se um dos vértices do triângulo sobre a circunferência até que um dos lados do novo triângulo coincida com o diâmetro da circunferência. Observe a imagem abaixo, a mão\(^{1}\) desloca o vértice \(A\) até o ponto \(P\).
Lei dos Senos
Deslocando os demais vértices.
Lei dos Senos
Pelo teorema de Tales, quando um dos lados de um triângulo inscrito coincide com o diâmetro da circunferência, o ângulo oposto ao diâmetro mede \(90\degree\).
Lei dos Senos
O \(\sin(\theta)\) no triângulo \(\triangle PBC\), figura acima, é igual a. \begin{equation} \sin(\theta) = \frac{cateto-oposto}{hipotenusa}=\frac{a}{2r} \label{eq:leiDosSenos9} \end{equation} \begin{equation} \frac{a}{\sin(\theta)} = 2r \label{eq:leiDosSenos10} \end{equation} O \(\sin(\alpha)\) e \(\sin(\beta)\) .
Lei dos Senos
No triângulo \(\triangle AQC\), figura acima, o \(\sin(\alpha)\) é igual a. \begin{equation} \frac{b}{\sin(\alpha)} = 2r \label{eq:leiDosSenos11} \end{equation} No triângulo \(\triangle ABW\), figura acima, o \(\sin(\beta)\) é igual a. \begin{equation} \frac{c}{\sin(\beta)} = 2r \label{eq:leiDosSenos12} \end{equation} Como (\(\ref{eq:leiDosSenos10}\)), (\(\ref{eq:leiDosSenos11}\)) e (\(\ref{eq:leiDosSenos12}\)) são iguais, logo. \begin{equation} \frac{a}{\sin(\theta)} = \frac{b}{\sin(\alpha)} = \frac{c}{\sin(\beta)} = 2r \label{eq:leiDosSenos13} \end{equation}
\(\blacksquare\)

Notas e referências
  • \(^{1}\) A imagem da mão foi obtida sob Licença grátis em br.freepik.com e pertence ao usuário rawpixel.com | Imagem de rawpixel.com

07/12/2023

O comprimento do raio da circunferência, inscrita em um triângulo, em função do seno de um ângulo e dos lados do triângulo

O comprimento do raio da circunferência, inscrita em um triângulo, em função do seno de um ângulo e dos lados do triângulo.
O comprimento do raio da circunferência, inscrita em um triângulo, em função do seno de um ângulo e dos lados do triângulo.
Podemos obter o comprimento do raio da circunferência inscrita, relacionado o seno de um ângulo conhecido e os lados do triângulo circunscrito. O radical especial presente nas alturas de um triângulo qualquer é sempre igual a um certo valor, mesmo permutando os segmentos \(a, b\) e \( c\). \begin{equation} x = \sqrt{4b^2c^2-(b^2+c^2-a^2)^2}=\sqrt{4a^2c^2-(a^2+c^2-b^2)^2}= \sqrt{4a^2b^2-(a^2+b^2-c^2)^2} \label{eq:raioIncentro1} \end{equation} \begin{equation} x = \sqrt{(a+b+c)(a+b-c)(a+c-b)(b+c-a)} \label{eq:raioIncentro1.1.1} \end{equation} Esse radical especial também está presente no comprimento do raio da circunferência inscrita. \begin{equation} r =\frac{\sqrt{4a^2c^2-(a^2+c^2-b^2)^2}}{2(a+b+c)} = \frac{x}{2(a+b+c)} \label{eq:raioIncentro2} \end{equation} Esse radical também está presente nos senos dos ângulos. \begin{equation} \sin(\theta) = \frac{\sqrt{4b^2c^2-(b^2+c^2-a^2)^2}}{2bc} = \frac{x}{2bc} \label{eq:raioIncentro3} \end{equation} Logo, \begin{equation} 2bc\cdot \sin(\theta) = x \label{eq:raioIncentro4} \end{equation} Substituindo (\(\ref{eq:raioIncentro2}\)) em (\(\ref{eq:raioIncentro4}\)), tem-se. \begin{equation} r = \frac{\cancel{2}bc\cdot \sin(\theta)}{\cancel{2}(a+b+c)} \label{eq:raioIncentro5} \end{equation} \begin{equation} r = \frac{bc}{(a+b+c)}\cdot \sin(\theta) \label{eq:raioIncentro6} \end{equation} Analogamente, podemos repetir os passos acima para os demais ângulos. \begin{equation} r = \frac{bc}{(a+b+c)}\cdot \sin(\theta) = \frac{ac}{(a+b+c)}\cdot \sin(\alpha) = \frac{ab}{(a+b+c)}\cdot \sin(\beta) \label{eq:raioIncentro7} \end{equation}
\(\blacksquare\)

Notas e referências